Perfil para Tomada de Decisões Inovadoras (IDM)

Perfil para tomada de decisões inovadoras (IDM)  é um instrumento individualizado de auto avaliação que avalia o nível de criatividade e emotividade na tomada de decisões. É uma estrutura global de fácil compreensão para o processo de  tomada de decisões e para responder à pergunta “como o processo criativo pode ser aplicado para otimizar a tomada de decisões e resolução de problemas?” O objective ultimo e propósito desta avaliação é melhorar a criatividade em todas as fases de tomada de decisão.

A investigação de Persona Global indica que a n ossa criatividade e eficiência enquanto decisões dependem sobretudo em 4 fatores de criatividade: De acordo com isto,  com o instrumento IDM é analisada a tendência individual para seguir areas de criatividade:

  • Abertura à informação: A nossa recetividade mental e psicológica à  informação. Muita informação que podia ser usada para desenvolver ou ajuizar alternativas é filtrado pelos nosso hábitos e preconceitos. Aumentar a nossa repetividade à informação torna-nos mais aptos a otimizar decisões.
  • Lidar com as incertezas: A nossa capacidade para lidar com ambiguidade numa situação de decisão. A necessidade para as certezas pode levar a pesquisas para clarificação que levam à ansiedade e são consumidoras de tempo. Atrasos repetidos em decidir podem ter origem na fraca capacidade para lidar com as incertezas. Desenvolver determinadas estratégias aumenta a nossa capacidade para lidar com incertezas o que frequentemente leva à inovação.
  • Aceitação de riscos: A nossa disponibilidade para agir perante a existência dum determinado ónus. Frequentemente, soluções familiares e seguras tornam-se atrativas devido ao intenso receio pelo fracasso. Através da aplicação de métodos  para avaliar objetivamente o risco, ficamos mais aptos a trabalhar com alternativas  que envolvem craitividade ou são menos familiars.
  • Cérebro Holístico: O nosso grau de equilíbrio entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Estudo científicos mostram que ambos têm funções distintas – o esquerdo é mais racional e analítico, o direito intuitivo e inventor. Cada um tem valor na tomada de decisões. Quanto mais equilibrados estuverem os hemisférios, mais aptos estamos para aplicar criatividade da tomada de decisões.

Cada um de nós tem um Perfil para a Tomada de Decisões que reflete a nossa atual capacidade neste quarto fatores. Cada perfil tem implicações diferentes na abordagem para tomar decisões.

As medidas

O inquérito foi desenhado pelo Dr. Shepard da Persona Global, um perito na construção de testes psicológicos. Consiste em 130 perguntas que cada um deve completer antes de frequantar o workshop. Depois disso, nós geramos um relatório que mostra um perfil e explica para cada fator  como a atual capacidade de um indvíduo afeta a sua tomada de  decisão. Forças e areas de crescimento também são listadas.

IDM-slika-1

Os três segmentos no topo: Abertura à Informação, Lidar com Incertezas e Aceitação de Riscos são divididos em 5 seções de competências. Geralmente quanto mais alto estiver na seção maior a capacidade para tomar decisões inovadoras e demais qualidade.As seções mais altas, podem contudo, criar dificuldade aos decisores.

IDM-slika-2

O segmento do cérebro holístico é desenhado visualmente para mostrar a sua tendência para depender do hemisfério esquerdo ou direito do cérebro. Se  dependermos de ambos os lados mais ou menos de forma equitativa, então será uma pessoa dominada pelo cérebro completo. Se uma pessoa depender  mais de um do que outro, ainda é dominada pelo cérebro complete mais com uma tendendência de esquerda ou direita. Se uma pessoa depender muito mais dum dos lados será dominante desse hemisfério.

Tenham presente que o perfil representa o nível de capacidade em cada um destes 4 factores. Notem que o nível de capacidade duma pessoa pode ser afetado por fatores externos, como seja, o ambiente organizacional ou as expetativas da Direção.

O desenvolvimento é possível em cada um dos 4 fatores e é o resultado do programa de formação Tomada de Decisões Inovadoras. Ao frequentá-lo posiciona-se para tomar decisões de mais elevada qualidade por opção.