Perfil de atuação do gestor

Perfil de Atuação do Gestor (Management Action Profile, MAP) é uma ferramenta que é utilizada para fornecer através dum avaliação 360º  uma detalhada e completa imagem das competências do gestor, desempenho laboral, bem como um feedback correto do trabalho diário dos gestores, acrescido de formas recomendadas para aumentar o desempenho das equipas que os gestores lideram. Esta ferramenta consegue define de forma precisa as necessidades de desenvolvimento dos gestores de forma a aumentar a eficiência e eficácia das ações de desenvolvimento, reduzir custos e otimizar o tempo investido no desenvolvimento. Os fatores que são medidos neste instrumento são:

1. Liderança

O modelo define liderança como sendo a capacidade para estabelecer objetivos de grupo e reduzi-los a objetivos operacionais a serem alcançados por cada membro da equipa. Liderança também significa a capacidade para elicitar apoio para os objectivos de equipa  e o empenho de cada membro em alcançar os seus objectivos individuais.

2. Capacidade Pessoal Organizativa

A capacidade pessoal organizativa descreve a eficiência do gestor em cooredenar e gerir as prioridades no seio da equipa Também avalia a capacidade do  gestor em aproveitar da melhor forma os membros da equipa através do empoderamento e da delegação.

3. Cooperação e Motivação

Este fator descreve até que  ponto os membros da equipa colaboram, a moral geral da equipa , a motivação individual e do grupo. Também descreve a capacidade do gestor em encorajar os membros de equipa para trabalharem uns com os outros  num ambiente positivo e motivador.

4.Informação e Comunicação

Este fator descreve  o rigor com o gestor fornece informação útil  e feedback aos membros da sua equipa  no tocante ao seu desempenho. Também demonstra a capacidade de escuta do gestor e a sua disponibilidade.

5. Melhoria de Processo Contínuo

Este fator descreve a capacidade do gestor estabelecer padrões e níveis de desempenho e implementar processos para assegurar a satisfação do cliente e qualidade do service. Também inclui a disponibilidade de todosos memebros da equipa em participar de forma ativa num processo continuo e melhoria do serviço prestado com recurso à inovação.

6. Desenvolvimento do Potencial e Capacidades

Este fator descreve a capacidade do gestor  em desenvolver capacidades dos membros individuais da equipa e investir tempo e energia necessárias para que a equipa atinja o seu potencial.

7.  Uso do Poder e da Autoridade

Este fator descreve a forma como os gestores exercem a autoridade no seio da equipa. Engloba  arbitragem e gestão de conflitos internos, bem como a capacidade de o gestor representar e servir como defensor da equipa no seio da empresa.

8. Colaboração Inter Departamental

Este fator descreve a capacidade do gestor promover a colaboração entre diferentes equipas. Por outras palavras, é a sua capacidade de  implementar regras fundamentais e encorajar comportamentos adequados pelos membros da equipa que apoia de forma transversal a colabroação.

Management Action Profile

Para mais informação e reservas contacte-nos para Telefone fixo: +351 21 145 27 94; Telefone móvel: +351 91 091 07 30; ou via office@atriagroup.pt

Artigos Relacionados:
Acerca de instrumentos de avaliação
Avaliação de Equidade na Liderança
Avaliação das Competências de Vendas