Desenvolvimento dos recursos humanos – Qual a importância?

Nos últimos anos o investimento no desenvolvimento dos recursos humanos tem crescido rapidamente e as empresas estão dispostas a despender mais dinheiro para os seus trabalhadores. O ano passado empresas globais despenderam mais de $130 biliões. Esta é a evidência que chorudos salários e bónus no final do ano não conseguem manter a qualidade do trabalho, motivação e produtividade dos trabalhadores.

Stat

Para detetar mudanças no mercado e novas formas de fazer negócio, é essencial que as empresas formem os seus recursos humanos para as atuais situações de mercado e para adquirirem competências que os ajudem a construir as suas carreiras.  Um dos desejos principais dos trabalhadores é o progresso. Se este desejo coincidir com o da empresa e esta ivestir no desenvolvimento do trabalhador  contribuirá para um trabalhador feliz e motivado. Desta forma as empresas também demonstram preocupação pelo seu trabalhador  e este por sua vez mostrará um sentido de lealdade à empresa. Trabalhadores leais estão mais motivados a trabalhar e são mais produtivos. Desenvolvimento do trabalhador -> Lealdade -> Aumento da Motivação-> Aumento da Produtividade = Mais $

circles

Lealdade

 Há mais e mais trabalhadores que não têm o sentido de lealdade à empresa, deixam-na e vão continuar a sua carreira noutro lugar. É culpa das empresas ou dos trabalhadores? Costumava ser suficiente aumentar as remunerações e grandes bónus para “comprar” a sua lealdade. Hoje não é suficiente porque haverá sempre outra empresa que oferece mais. Investir nos recursos humanos e preocupar-se com os seus desejos em obter mais competências são vistos como fatores importantes que afetam a lealdade do trabalhador. Se a empresa não se preocupar com os desejos dos trabalhadores e não investirem neles, estes não terão oportunidade de crescer e desenvolver e não sentem que estão a progredir. A empresa é quem deve tentar  tudo para reter os seus trabalhadores.

Aumento de Motivação

Hoje em dia é difícil motivar os trabalhadores. Se estes não tiverem oportunidade de obter novas competências no trabalho,  ao aplicarem apenas tudo o que sabem vão ter um esgotamento  e vão sentir-se improdutivos. O sentido de lealdade perde-se e terão vontade de procurar outro local de trabalho.

Aumento de produtividade

O principal objetivo de qualquer empresa é ter o maior lucro possível. Os trabalhadores são quem traz o lucro e se eles forem mais produtivos, maior será o lucro. No final de contas tem tudo a ver com o dinheiro. Quanto mais a empresa investir nos seus trabalhadores maior será o retorno no investimento.