Business Coaching

Business coaching  é uma relação criativa entre o coach e o cliente (ou equipa) que foca no alinhamento dos objetivos da organização e os objetivos do indivíduo ou equipa, melhorando o desempenho  ou o alcance dos objetivos. O Business Coach trabalha com indivíduos ou equipas para atingirem objetivos. A finalidade do Business Coaching é atingir resultados mensuráveis que são definidos no início do projeto.

bussnies coach

As tarefas principais do Business Coach são:

  • Apoio a indivíduos ou equipas para definirem objetivos mensuráveis
  • Apoia na definição da estratégia para alcançarem os objetivos
  • Apoio para ultrapassar os obstáculos para chegarem aos objetivos

As principais ferramentas de coaching são:

  • Forma estruturada de fazer perguntas que levam o cliente à solução.
  • Técnicas de coaching que são normalmente usadas para criar motivação e obter insight adicional relacionado com o projeto no qual o indíviduo ou equipa estão a trabalhar.

Coaching Individual

Em resultado dos seus próprios insights e observações do Coach, os indivíduos tornam-se mais conscientes das suas forças e desenvolvem estratégias e planos para alcançarem os seus objetivos. O papel do coach é ser neutro e ser um parceiro estratégico objetivo quanto ao “projeto para alcançar objetivo acordado”. Coaching é a ferramenta de desenvolvimento mais adequada  nas seguintes situações de negócios:

  • Alinhamento do desenvolvimento individual do cliente com as mudanças organizacionais
  • Apoio no desenvolvimento de líderes das organizações
  • Apoio no alcance de determinados objectivos de negócio ou de desenvolvimento, apoio a equipas e indivíduos
  • Apoio no desenvolvimento das organizações e equipas

Confiança é um valor fundamental na qualidade da relação de coaching. Todas as conversas de coaching permanecem entre o coach e o cliente criando uma verdadeira parceria. Os Coaches são obrigados a manterem a confidencialidade do conteúdo de cada sessão. Este nível de confidencialidade entre ambos permite-lhes  alcançar uma forte aliança que serve de apoio ao cliente no caminho dos seus objetivos. O cliente, por sua vez, é livre de partilhar parte da sessão com o seu hierárquico, equipa, família ou com outras pessoas.

Etapas possíveis de um projeto  de coaching individual :

  • Conversa de entrada –  com a participação do cliente (coachee), RH, responsável designado pela empresa (gestor, director, etc) e coach. O objetivo da conversa é definir de forma precisa a area a trabalhar , o critério para medir resultados e determinar a predisposição emocional do cliente (coachee)  para alcançar o objective proposto e se o coaching é o processo adequado a utilizar.
  • Aferir  através de assessments o estilo de comunicação, competência, ambiente da equipa dependendo do tema do coaching . Antes do início do projecto de coaching, é útil estabelecer os critérios para medir o progresso. O assessment apropriado é escolhido pelo coach, responsável designado pela empresa (gestor) ou RH.
  • Sessão de Coaching  – a duração do projeto de coaching é determinada de acordo com as necessidades do cliente.
  • Tempo extra –  O cliente pode fazer um telefonema ao Coach entre duas sessões se entretanto surgir algo, se o cliente enfrentar um desafio ou desejar partilhar algum sucesso. O papel do coach é apoiar o Cliente ( coachee) em alcançar os objetivos propostos, assim toda a comunicação entre as ambos para atingir os objetivos propostos é bemvinda.

Coaching de Equipas

Coaching de Equipas é um processo para apoiar a equipa a atingir os seus objetivos. Possibilita os membros da equipa atingirem o seu melhor desempenho com o apoio de um coach. A essência do coaching de equipa é permitir o desenvolvimento pessoal e aprendizagem dos indívíduos no seio da equipa. Coaching de equipas foca no desenvolvimento de indivíduos  que já estão a trabalhar em conjunto ou irão trabalhar num longo period. de tempo.

As áreas às quais aplica-se o coaching de equipas são:

  • Trabalhar na criação de objetivos de equipa, na sua realização e na definição de novos objetivos
  • Trabalhar no desenvolvimento pessoal e profissional de membros da equipa
  • Ultrapassar conflitos no seio da equipa e criar espírito de equipa
  • Capacidade para alterar atitudes e perspetivas
  • Aumentar a inteligência emocional da equipa
  • Alcançar resultados mensuráveis ( tais como  definer objetivos pessoais  e de equipa, aumentar produtividade, melhorar  comunciação interna e externa, melhorar a auto-estima, etc)

Mais informação

Coaching fornece resultados visíveis aos gestores e trabalhadores. O Coaching para gestores abarca os mesmo princípios do do Coaching no Desporto, mas em vez de se focar na competição, apoia os indivíduos a darem “exatamente o que é necessário”de forma a melhorar as suas capacidades, definir objetivos relevantes e serem responsáveis pelos seus resultados. O Coach ajuda indivíduos e os membros da equipa a identificar, compreender e eliminar barreiras para serem mais eficazes. Os resultados do Coaching podem incluir a melhoria de desempenho laboral e attitude perante o trabalho , melhoria do  trabalho em equipa e redução do número de conflitos .Quando o coaching leva ao alinhamento entre os objetivos   e valores pessoais e os da organização, o resultado frequentemente implica uma maior satisfação no trabalho, e empenhamento com a organização.

A estratégia do Grupo Atria para o desenvolvimento do coaching focado nos resultados divide-se em três partes

  • Fornece formação e ferramentas de coaching para serem incorporadas nas atividades diárias dos líderes, gestores e supervisores
  • Desenvolve coaching interno especializado para os seus cliente
  • Utiliza coaching e os conhecimentos na área do desenvolvimento organizacional para como criar um elevado nível de conhecimento no campo da melhoria pessoal e profissional.

Para mais informação e reservas contacte-nos para Telefone fixo: +351 21 145 27 94; Telefone móvel: +351 91 091 07 30; ou via office@atriagroup.pt

Artigos Relacionados:
 Que Coaching?
 Life Coaching
 A Arte e Ciência do Coaching
 Business coaching
 Standards do Coaching