As 5 palavras que deve eliminar do seu vocabulário

Neste artigo explorarmos como a linguagem e o que dizemos a nós próprios impacta a forma como nos motivamos, como alcançamos níveis de elevado desempenho e como vivemos a vida que desejamos. Olhamos também para a 5 palavras e frases que mais nos afetam negativamente e repomo-las com outras palavras e frases poderosas que apoiam a nossa motivação, sucesso, amor , gratidão e conquistas.

Vamos diretos ao assunto.

As nossas ações criam a nossa vida… Concorda? Os nossos pensamentos são-nos comunicados em forma de linguagem… Concorda? Então… como podemos viver a nossa maior, mais expressiva e mais adorada vida se usamos vocabulário que nos diminui, enfraquece e desencoraja.

Sabia que qualquer pessoa, talvez mesmo você próprio que adora usar frases como: “Isto só acontece a mim”, “A vida é madrasta”, “Eu nãããããããão consigo”, “Nunca!” “Simplesmente não consigo vencer”, “Preso por ter cão e preso por não ter”

O maior problema com estas frases, não é que sejam negativas ou egocêntricas, é que nos impedem de agir , Frases como estas paralisam-nos e enganam-nos fazendo-nos pensar que não temos poder e não temos escolha. Isto é um disparate.

E se as nossas palavras inspirassem, empoderassem e re-energizassem a nós e aos outros?

Criei uma lista de cinco palavras e frases de topo que pode querer eliminar do seu vocabulário. Também incluí substitutos.

1.Eu não consigo.

Tem razão! Se diz que não consegue tem razão,  é o fim. Tão simples quanto isso. A porta está fechada e trancada. Contudo, talvez tenha razão. Talvez neste momento não consiga correr 3 milhas duma só vez, talvez não consiga terminar o projeto em 3 horas, talvez não consiga perdoar de imediato uma pessoa. Dito isto, tem de aprender a fazê-lo. Eu devo aprender, eu irei aprender, eu estou a preparar-me para fazê-lo… estas frases são muito mais empoderadoras que o lançarão à ação, assumir riscos e crescer.

2. Fracasso.

Não há fracasso, apenas feedback- apenas resultados. Poderão não obter os resultados que quer, mas não confunda isto com fracasso. E por favor nunca se confunda com os seus resultados. Você nunca é um fracasso, mas está sempre a aprender. “Eu estou a aprender” é uma frase muito mais empoderadora que lhe permite tomar consciência dos resultados atuais e também mostram como está empenhado em descobrir uma forma de obter o resultado desejado. Aprender produz crescimento, enquanto que acreditar no fracasso produz desespero e stress.

3. Estou assoberbado

Dê mais crédito a si mesmo. Você é mais forte e mais resistente do que pensa. Não está assoberbado… está em alta. Isto não o faz sentir muito melhor? Você, a sua escola, família, chefe, negócio e amigos todos precisam de si, porque você tem muito para dar – dê. Estar em alta desenvolve o caracter e também o ajuda a aprender a priorizar.  Poderá sentir-se desafiado e posto à prova, poderá estar ocupado, mas você é demasiado forte para se sentir assoberbado.

4. Mas

Pare. Pare! Deixe de estar a criar um caso contra si. Deixe de racionalizar, as suas desculpas, procrastinação ou falta de produtividade. “Eu quero fazer isto mas…” Sempre quis fazer _______ mas…” Pare de tornar tão fácil impedir-se a si próprio de agir. Se não fez algo que disse que faria, ou não fez algo que queria fazer – assuma-o, ajuste e continue em frente. Não crie desculpas ou seja razoável com a palavra ‘mas’ porque sabemos  à medida que dizemos vezes sem conta algo…. começamos a acreditar. Não crie desculpas para evitar ter o melhor da vida.

5. Eu odeio

Ódio – emoções negativas distorce julgamento, torna os músculos tensos, diminui a respiração e coloca-nos num estado mental fraco. Não sobre reaja e foquemos apenas no positivo.Porquê ODIAR amendoins, mentirosos e trânsito quando preferimos amêndoas, honestidade e liberdade. “Eu prefiro” é uma forma clara de dizer o que gosto, não gosto ou espero. “Eu prefiro” também é empoderador e encaminha sempre a conversa e a experiência  numa direção positiva

Assuma o controlo das suas palavras, pensamentos, ações e vida!

“Os limites da minha linguagem significa os limites do meu mundo” ― Ludwig Wittgenstein

Que palavras quer eliminar do seu vocabulário?